terça-feira, 19 de julho de 2011

PEDESTRE CONSCIENTE ATRAVESSA NA FAIXA DE PEDESTRE


 Em todo o processo de educação feito por nós agentes de trânsito desde municipalização de nossa cidade percebíamos que o condutor era nosso maior problema a ser enfrentado, pois eram inúmeras as imprudências por eles cometidas. Ora, percebo também que atravessar a rua na faixa de pedestre parece não ser um hábito muito utilizado pelos cidadãos bonfinenses que em sua grande maioria insiste em desrespeitar as normas estabelecidas pelo CTB.
A faixa de pedestre tem por objetivo facilitar a travessia da via pública pelo cidadão, de modo que, este ao atravessar fora dela fica totalmente vulnerável há acidentes. É de suma importância que pedestres que precise fazer a travessia da via faça na faixa de pedestre e use de algum gesto para sinalizar sua travessia e assim avisar os motoristas, para que estes parem e deem a preferência.
Já foi lançado em algumas cidades campanhas de trânsito focado ao pedestre que tinha o objetivo de estimular o uso de gestos com a mão para indicar ao condutor que ele pretende fazer a travessia. Chamado de Mão Livre e Sinal da Vida estas foram campanhas que tiveram resultados positivos e deste modo acho que seria inteligente que nós Pedestre Conscientes poderíamos imitar tais iniciativas e tornar assim o Trânsito muito mais Cidadão.

3 comentários:

  1. Boa tarde! Sempre sou muito cuidadoso ao dirigir, e sempre busco respeitar a faixa de pedestre. Sei muito que bem que o motorista deve respeitar os pedestres, mas sei também, que os pedestres devem respeitar os limites dos veículos. Em várias oportunidades, quando dirigindo, simplesmente aconteceu do pedestre se lançar na faixa de pedestre sem ao menos observar se vai dar ou não tempo para o carro parar. Vc não pode simples tentando respeitar os direitos do pedestre, dar uma freada brusca, porque tal pessoal se lançou de qualquer jeito na faixa. Pois poderia acarretar em um engavetamento. Caso isso ocorra, kd as obrigações do pedestre. Como regra, a gente aprende na autoescola, que não se freia derrepente, e sim dando leves freadas, para que o motorista de traz tenha noção de que vc está freando. Toda a campanha que se vincula na TV, Jornais, Radio e outros meios, sempre visa os direitos do pedestre, mas também deveriam cobrar as OBRIGAÇÕES dos pedestres, e suas responsabilidades pelo mau uso da faxia.

    ResponderExcluir
  2. Ah,Pedestres!Por causa de suas imprudências no trânsito por muito pouco muitos condutores não se envolveram em acidentes.Aqui em nossa cidade os índices de infração de trânsito cometidas por condutores ainda são muito altos mas, se fossemos multar cada pedestres que infringe as leis de trânsito não daríamos conta.Minha proposta para campanha na Semana Nacional de Trânsito será focada nos pedestres, tomara que seja aceita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A crônica narra um flagrante da vida no cotidiano e o fato relatado pode

      Excluir