domingo, 24 de julho de 2011

3º MARATONA CLUBE DOS 30






Na manhã desse domingo (24/07) aconteceu a terceira maratona do cube dos 30. A largada se deu da Praça Juracy Magalhães, nessa cidade, sentido o município de Carrapichel.
    Os atletas transitaram pela BR 407 e tiveram o apoio da PRF que, juntamente com o DMTRANS puderam garantir a segurança dos mesmos, concluindo assim todo o percurso em segurança.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

DMTRANS INTERDITA TRECHO DA AV. ACM




 Durante esta quinta-feira (21/07) os Agentes de Trânsito interditaram um trecho da Av. ACM. A interdição foi solicitada pela Secretária de Meio Ambiente, pois a mesma realizava naquela s imediações a podagem de uma árvore de grande proporção que oferecia risco iminente, devido a essas circunstâncias os agentes se fizeram presentes orientando condutores e pedestres.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

DMTRANS IRÁ VISTORIAR TRANSPORTE PÚBLICO MUNICIPAL




Diretora Municipal de Trânsito (DMTRANS) convoca os proprietários de transporte conveniados para realizar a vistoria dos veículos a partir desta quinta-feira (21/07). A ação já tem lugar pré-definido será realizado, nas imediações da BA 131 próximo ao Motel Love History.
Para proporcionar maior segurança aos condutores e usuários, a equipe do DMTRANS estará vistoriando itens como: parte mecânica do veículo, parte elétrica, pneus, cinto de segurança e documentos do proprietário.
 “É necessário comparecer com a xerox do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV 2011. Vamos verificar a situação dos veículos de forma detalhada”, declarou o Diretor- do DMTRANS, Sr. Lucas.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

CRÔNICA FÚRIA NO TRÂNSITO


Walcyr Carrasco


Existe uma forma simples de avaliar o grau de evolução do ser humano. Basta observar dois sujeitos após uma batida. Saem dos veículos arrebentando as portas. Olhares ferozes. Torsos inclinados para a frente. Mãos crispadas. Batem boca. Bastaria mudar o cenário, trocar os ternos por peles e entregar um porrete para cada um. Estaríamos de volta à pré-história. Poucas atividades humanas despertam tanto o espírito selvagem como a guerra no trânsito.
Tenho um amigo de fala mansa, calmo e sensato. Outro dia estávamos no carro. Chuviscava. O suficiente para que os carros entrassem numa luta desenfreada no asfalto. Cortadas súbitas. Buzinas. Ele passou a costurar por todos os lados. Fomos ao MorumbiShopping. Havia uma fila para o estacionamento vip (quem almoça em alguns restaurantes de lá tem direito a manobrista gratuito).
– Um idiota está parado lá na frente – ele anunciou.
– Por que idiota? Você não sabe o motivo... – comecei a dizer.
Não pude terminar a frase. Agarrei-me ao banco. Ele atirou o carro para a direita. O da frente fez o mesmo. Para não bater, meu amigo jogou o seu sobre o canteiro. Veio a pancada. O pneu arrebentou. O veículo parado mexeu-se, vagarosamente, e partiu. Meu amigo esbravejou. Trocou o pneu. Depois foi a uma borracharia, onde acabou brigando também. Passou o resto do dia num humor de cão. Telefonou:
– Tudo por culpa daquele imbecil!
Argumentei:
– Você não sabia o motivo de o carro estar parado. A pessoa podia estar se sentindo mal. Pense. Por causa de alguém que não conhece, você quase amassou o carro, arrebentou seu pneu e está furioso. Como permite que um desconhecido faça tudo isso com você?
Silêncio sepulcral. Depois, ouvi um clique do telefone sendo desligado.
Costumo dirigir devagar. Quando vou para o Litoral Norte é uma tortura. A estrada só tem uma pista, com muitos locais de ultrapassagem proibida. Tento me manter na velocidade exigida pelas placas. Adianta? Alguém sempre gruda em mim. Volta e meia, quando ultrapassam, ouço me xingarem.
Nestes tempos politicamente corretos, já não se ouvem tantos gritos do tipo:
– Ô dona Maria, vá pilotar fogão!
Entretanto, existe, sim, um preconceito contra mulher ao volante. Confesso que também já tive. Hoje, às vezes passo por uma senhora dirigindo em paz. Alguém do meu lado reclama:
– Olha lá, empatando o trânsito. Só podia ser mulher.
Lembro que as seguradoras costumam cobrar menos de motoristas do sexo feminino. Causam menos acidentes. Há algum tempo uma amiga bateu em uma moto. Teve de se trancar no carro enquanto um bando de motoqueiros solidários com o acidentado chutava seu carro. Foi resgatada pelo socorro. Detalhe: o culpado era o motoqueiro. Ninguém se machucou. Ela voltou para casa apavorada.
Soube de um rapaz que certa vez foi fechado numa grande avenida. Gritou:
– Safado, você vai ver!
Seguiu atrás, buzinando. O outro tentava fugir, ele perseguia. Deu uma super fechada, obrigando o carro a parar. Saiu furioso, pronto para a briga. Aproximou-se. No banco do motorista estava uma senhora idosa, tremendo de medo. Ele caiu em si.
– Parecia que eu estava em um filme, me assistindo.
Gaguejou. Pediu desculpa. Partiu.
No dia seguinte, vendeu o carro.
– Não confio em mim mesmo ao volante. Eu me torno outra pessoa. Prefiro não dirigir.
Claro que não é uma receita para todo mundo. Para ele, funcionou. Anda de ônibus, táxi ou metrô. Sente-se feliz. Como se tivesse abandonado a pré-história e, finalmente, ingressado na civilização.

terça-feira, 19 de julho de 2011

PEDESTRE CONSCIENTE ATRAVESSA NA FAIXA DE PEDESTRE


 Em todo o processo de educação feito por nós agentes de trânsito desde municipalização de nossa cidade percebíamos que o condutor era nosso maior problema a ser enfrentado, pois eram inúmeras as imprudências por eles cometidas. Ora, percebo também que atravessar a rua na faixa de pedestre parece não ser um hábito muito utilizado pelos cidadãos bonfinenses que em sua grande maioria insiste em desrespeitar as normas estabelecidas pelo CTB.
A faixa de pedestre tem por objetivo facilitar a travessia da via pública pelo cidadão, de modo que, este ao atravessar fora dela fica totalmente vulnerável há acidentes. É de suma importância que pedestres que precise fazer a travessia da via faça na faixa de pedestre e use de algum gesto para sinalizar sua travessia e assim avisar os motoristas, para que estes parem e deem a preferência.
Já foi lançado em algumas cidades campanhas de trânsito focado ao pedestre que tinha o objetivo de estimular o uso de gestos com a mão para indicar ao condutor que ele pretende fazer a travessia. Chamado de Mão Livre e Sinal da Vida estas foram campanhas que tiveram resultados positivos e deste modo acho que seria inteligente que nós Pedestre Conscientes poderíamos imitar tais iniciativas e tornar assim o Trânsito muito mais Cidadão.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

DEPUTADO HUGO MOTTA PROTOCOLA PEC QUE DICIPLINA CARREIRA DOS AGENTES DE TRÂNSITO

 Na noite desta terça-feira 12 de julho, o deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB), protocolou na mesa da Câmara Federal uma Proposta de Emenda à Constituição de nº 55/2011 (PEC), que visa disciplinar a carreira dos agentes do trânsito municipal.
De acordo com Hugo Motta, a PEC 55 vai regulamentar o piso salarial tanto dos agentes de trânsito como dos guardas municipais. “A regulamentação do piso salarial dos agentes de trânsito, assim como também dos guardas municipais, vai contribuir consideravelmente para a segurança da população, uma vez que, melhorará a fiscalização do trânsito nas cidades, já que o trânsito é uma das maiores causas de mortes nos dias atuais. Por isso, conto com a mobilização da população de todo Brasil, bem como, dos amigos parlamentares para que esta PEC seja aprovada”, justificou.
Para que a PEC possa ser encaminhada à mesa da Casa e passe pelos trâmites legais para ser votada em plenário, é necessário recolher 171 assinaturas válidas. Hugo Motta conseguiu recolher 216 assinaturas e espera que possa ser votada o mais breve possível.Lembrando aos colegas que tínhamos outra PEC a 495/2010 (piso salarial da categoria) que infelizmente não foi à frente por que o autor do projeto o deputado Armando Abílio (PTB-PB) perdeu a eleição e a mesma foi arquivada, agora com a proposta do deputado Hugo Motta, através da PEC 55/2011 não só visa o piso salarial bem como uma carreira para a categoria, além da inclusão da categoria agente de trânsito no Art. 144 da constituição Federal, que trata dos servidores da segurança pública, o que irá fortalecer ainda mais a aprovação de outro projeto da categoria, o PL 7410/2010 inclusão dos agentes de trânsito na lei do PRONASCI, (programa de segurança pública com cidadania). 

PROMOTORIA PROMOVE CONCURSO DE REDAÇÃO PELA ACESSIBILIDADE


A 2° Promotoria de Justiça de Senhor do Bonfim-Ba com Apoio da DIREC 28 e Secretária Municipal de Educação está promovendo o Concurso de Redação que tem como tema a Acessibilidade no transporte coletivo público para idosos e pessoas com deficiência- Direito de ir e vir com segurança. O concurso destina-se aos alunos do ensino fundamental II e tem como objetivo promover a participação dos alunos por meio de seus textos, o conhecimento e valorização das diferenças e necessidades existentes na sociedade.
O concurso foi lançado no dia 13 de maio de 2011 e será dividido nas seguintes fases:
  • Seleção da redação do aluno na escola: Produção dos textos em sala de aula mediante orientação do professor. Escolha das três melhores redações pela escola. Serão enviado pela SEMEC e Direc 28 a 2° Promotoria de Justiça todas as redações escolhidas.
  •  Seleções finais das redações classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares serão corrigidas pela Comissão Julgadora: a comissão julgadora fará a escolha das melhores três redações.
A premiação será realizada às 19h30min do dia 19 de Agosto numa  Audiência Pública na Câmara Municipal de nossa cidade, onde os ganhadores do concurso farão jus aos seguintes prêmios: 
  • Primeiro lugar: Um computador e certificado de classificação no concurso. 
  • Segundo lugar: Uma TV de tela plana de 26 polegadase certificado de classificação no concurso.
  • Terceiro lugar: Uma bicicleta e certificado de classificação no concurso.
O Concurso faz parte do PROJETO ACESSIBILIDADE: UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA E RESPEITO.

sábado, 2 de julho de 2011

RESOLUÇÃO 371- ÓRGÃOS DE TRÂNSITO DEVERÃO SE ADEQUAR AO MBFT

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), através da Resolução 371, aprovou e deu publicidade ao Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito (MBFT) - Volume 1, em 10 de dezembro de 2010. Esse manual consiste em padronizar os procedimentos a serem adotados pelas Autoridades de Trânsito dos municípios e seus agentes quando estiverem fiscalizando o fiel cumprimento das normas do Código de Trânsito Brasileiro -CTB. 
O MBFT instrumentaliza as formas de autuação das infrações de competência municipal e inclui as que são concorrentes com os órgãos e entidades de trânsito e rodoviários dos estados. Segundo o CONTRAN, no artigo 3º desta resolução, estabelece que todos os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) deverão adequar seus procedimentos até 30 de junho de 2011.
Para o Sr. Alfredo Perez da Silva, Presidente de CONTRAN e Diretor de DENATRAN, o papel do Agente de Trânsito (AT) é fundamental para o trânsito seguro, afirmando que além das atividades de operação e fiscalização, ele atua também na educação da utilização do espaço público, visto ser o profissional competente para orientar e sensibilizar as pessoas acerca dos procedimentos preventivos e seguros. Lembra, ainda, que fiscalizar é o “ato de controlar o cumprimento das normas estabelecidas na legislação de trânsito, por meio do poder de polícia administrativa de trânsito, no âmbito da circunscrição [...]”.
O MBFT foi elaborado por Grupo Técnico e por Especialistas da Câmara Temática de Esforço Legal, profissionais ligados ao DENATRAN; DETRANS de variados estados; Órgãos de Trânsito de vários municípios; JARIS; DNIT; PRF, entre outros.
Esse manual aborda e define diversos assuntos dentre eles: Agente da Autoridade de Trânsito; Infrações; Responsabilidade pelas infrações; Autuação; Medidas Administrativas; Habilitação e Fichas Individuais dos Enquadramentos. ’’ 
Fonte: MOBILIDADE E SEGURANÇA

sexta-feira, 1 de julho de 2011

CURSO DE GESTÃO DE TRÂNSITO

 A Escola Virtual Denatran abre inscrições para o curso de Gestão em Trânsito que tem duração de 30 hs e não possui tutoria.
Conteúdo Programático
Unidade 1- O Trânsito Brasileiro
Unidade 2- O Sistema Nacional de Trânsito
Unidade 3- Gestão de Trânsito: Fundamentos e Princípios
Unidade 4- Gestão Municipal de Trânsito
Unidade 5- Convênios
Faça já sua inscrição através do link: http://www.denatran.gov.br/capacitacao/2011/virtual/gestao.htm

TEOR DA PL 7410/2010

PROJETO DE LEI Nº   , DE 2010
(DO SR. DANIEL ALMEIDA)
Altera o § 9º do Art. 8º-E, da Lei nº
11.530, de 24 de outubro de 2007, para
incluir os agentes de trânsito entre os
beneficiários do programa Bolsa-Formação.
O Congresso Nacional decreta:
Art. 1º Esta Lei altera o § 9º do Art. 8º-E, da Lei nº 11.530,
de 24 de outubro de 2007 para incluir os agentes de trânsito entre os
beneficiários do programa Bolsa-Formação.
Art. 2º O § 9º do Art. 8º-E, da Lei nº 11.530, de 24 de
outubro de 2007, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art 8º-E ....................................................................
................................................................................
§ 9º Observadas as dotações orçamentárias do
programa, fica autorizada a inclusão de guardas civis
municipais e de agentes de trânsito como beneficiários do
programa, mediante o instrumento de cooperação
federativa de que trata o art. 5º desta Lei, observadas as
condições previstas em regulamento.”(NR)
Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
                                                                                                                                  2
JUSTIFICAÇÃO
O presente Projeto de Lei visa corrigir um sério problema na Lei que estabelece o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) que é a exclusão dos agentes de trânsito do universo de pessoas que faz jus às bolsas-formação oferecidas pelo programa.
É sabido que, em vários Municípios brasileiros, os agentes de trânsito, de fato, estão inseridos no contexto da segurança pública.
Sua atuação é da maior importância para a manutenção da ordem e preservação da segurança das pessoas no trânsito, não sendo razoável excluídos do benefício, uma vez que exercem funções que se assemelham aos integrantes dos órgãos de segurança pública.
Além disso, investir na formação e aperfeiçoamento desses servidores somente trará ganhos para a proteção da população.
Por todo o exposto, contamos com o apoio dos nobres Pares para a aprovação da presente proposta.
                                        Sala das Sessões, em de  de 2010.
                                           DEPUTADO DANIEL ALMEIDA