sexta-feira, 22 de abril de 2011

ACESSIBILIDADE NO TRÂNSITO

 Garantir a utilização da via pública de maneira igualitária é esse o significado da acessibilidade no trânsito. Já existem algumas facilidades, rebaixamento de guia da calçada para acesso de cadeirantes, isenção tributária para aquisição de veículos por pessoas com deficiência física, instalação de piso tátil para deficientes visuais, semáforos de pedestres com aviso sonoro e vagas de estacionamentos para deficientes e idosos, que tem por finalidades fazer a inclusão destes no meio. Mas muito raramente esses meios que tanto facilitam são implantados no trânsito e situação que já são difíceis tem a piorar.
Tramita na câmara o Projeto de lei 97/11, do Deputado Walter Costa (PMN/MG), que institui o Programa de Acessibilidade e Mobilidade Urbana que possui como proposta a adoção de uma linguagem universal no transporte público, mas como sabemos esse como tantos outros projetos demoram por demais para sair do papel, e quando saem, enfrentam várias outras dificuldades.
Apenas precisamos ter a consciência de que um dia precisaremos de vagas que hoje se destinam aos outros, seja por ficamos idosos ou pela possibilidade de adquirimos algumas deficiência que hoje nem sonhamos que é possível. É preciso que cada um respeite o espaço do outro para que assim todos os direitos sejam respeitados e exercer a cidadania é a única forma que isso aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário